marcelo martins

A expectativa que paira quanto à propaganda eleitoral

18.386

Na próxima semana, estaremos já com a campanha eleitoral na rua e na internet (e redes sociais). E o que todos se perguntam - sejam eleitores e dirigentes partidários - é: como será a busca pelo voto? Quais estratégias serão usadas? Encontros presenciais com candidatos e militância terão vez, ainda que se respeitem as regras de distanciamento? Uso de propaganda física com distribuição de panfleto será utilizado?  

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Tudo está sendo organizado entre receios e velhas certezas que foram derrubadas com o surgimento da pandemia. Estratégias são estudadas e avaliadas quase que semanalmente. O coordenador de um campanha disse à coluna que, em função da limitação imposta, uma saída será a colocação pontual de militantes e de cabos eleitorais em pontos estratégicos do perímetro urbano.

- A gente não pode se iludir que terá militância em peso na rua e bandeiraço. Mas o que vamos fazer e é a tendência, é a colocação de pessoal nosso nas esquinas dos principais pontos do Centro. Distribuição de panfletos já está descartada. Vamos investir em redes sociais e numa aproximação que não faça o eleitor fugir - diz o coordenador de uma campanha, que pediu para não ser identificado. 

INEDITISMO
Se a eleição de 2018 já nos mostrou o poder e o impactos dos grupos de mensagens e das redes sociais, agora isso foi potencializado de uma forma ainda maior. Uma situação, contudo, é consensual entre os dirigentes partidários e por coordenadores das campanhas: essa será a eleição mais virtual de toda história.

Saem o famoso corpo a corpo, as caminhadas (no campo e na cidade), almoços e jantares arrecadatórios, e, entram, agora, uma campanha que será predominantemente virtual. O que não necessariamente possa se traduzir em um ambiente mais democrático na disputa pelo voto. Até porque, em tese, largam na frente aqueles que são mais conhecidos do público. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola de Sargentos entra na pauta de Cechin Anterior

Escola de Sargentos entra na pauta de Cechin

Na briga pelo eleitorado de Bolsonaro, três candidatos largam na frente Próximo

Na briga pelo eleitorado de Bolsonaro, três candidatos largam na frente

Marcelo Martins